quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Um pouco de história


No séc. XIII o rei Afonso IX de leão criou o Concelho do Sabugal, tendo a vila sido fundada por volta de 1224.
Conquistado a Leão por D. Dinis (1279-1325), recebeu Carta de Foral daquele soberano português em 1296. Entretanto, a sua posse definitiva para Portugal só foi assegurada pelo Tratado de Alcanices em 1297. O soberano, a partir de então, procurou consolidar essas fronteiras, fazendo reedificar vários castelos inclusive o Castelo do Sabugal.

No reinado de D. Manuel I (1495-1521), o Castelo do Sabugal encontra-se figurado por Duarte de Armas (Livro das Fortalezas, c. 1509), tendo recebido obras de beneficiação, concluídas em 1515, conforme inscrição epigráfica sobre o portão principal. Este soberano concedeu o Foral Novo à vila em 1 de Junho de 1515.

Isto segundo pesquisas feitas na net e demonstra portanto que a muralha está há muito tempo no sítio que todos conhecem não sendo deslocada nem mexida, isto demonstra que só há pouco tempo os senhores da câmara mexeram os pés apertados que têm e se lançaram numa misteriosa busca pela muralha perdida. Que consequências terão no nosso presente e futuro a descoberta de uma coisa que todos os xabugalenses sabiam e continuam a saber que existe?

Opinião de " O Pensador".

1 comentário:

Anónimo disse...

há gente que ainda esta na idade média...
e...
há gente que vive no Sec XXI.
O problema é que com mentalidades medievais a decidir, ainda temos que esperar uns séculos até que percebam o que tem verdadeiramente valor.
A muralha estava lá e continuará a estar a menos que algum tonto a mande para o entulho.